Dropping the baggage é um projeto europeu, que teve início em dezembro de 2020, financiado pelo programa ERASMUS +, ação chave 2, coordenado pelo Het Idee, dos Países Baixos, que tem uma vasta experiência em apoiar jovens e ajudá-los a reconhecer as suas competências. Conta com 8 parceiros, de Portugal (Dialogue DIversity, Lda), da Finlândia, do Reino Unido, de Espanha, da Grécia e dos Países Baixos, que representam o ensino e formação profissional, o ensino superior e as PMEs. A combinação única de experiência e diversidade dos parceiros do projeto assegura uma abordagem crítica e de apoio.
Ajudar os estudantes “largar a sua bagagem negativa” e a superar as inadequações de competências, criando formas novas e inovadoras de os apoiar e encorajar a apropriarem-se da sua aprendizagem, exige tempo e uma mudança nas suas atitudes, assim o projeto terá uma duração de 3 anos.
O projeto tem como objetivo mudar as mentalidades existentes, as formas de educar e ensinar e de tornar os professores facilitadores de uma aprendizagem que encoraje os estudantes a abrir as suas mentes, na forma como olham para o seu próprio papel no processo de aprendizagem.
O projeto Dropping the Baggage levará a uma mudança no que diz respeito à abordagem da aprendizagem. As pessoas envolvidas na educação dos estudantes de EFP terão uma abordagem mais holística, em que o contexto social e os problemas que os estudantes têm são tidos em consideração aquando da elaboração de planos de estudo e aquando da definição de objetivos para o desempenho escolar, o que lhes permitirá obter uma graduação e um diploma.
Dropping the Baggage visa melhorar as competências dos estudantes do século XXI de forma a ajudá-los a estabelecer objetivos, investir no seu futuro e ajudá-los a repensar a forma como olham para si próprios.
Reuniu, recentemente, em Patras, Grécia, a parceria do projeto Dropping the baggage, financiado pelo programa ERASMUS +, ação chave 2, coordenado pelo Het Idee, dos Países Baixos. Conta com mais 7 parceiros, de diferentes países, Portugal (Dialogue Diversity, Lda), Finlândia, Reino Unido, Espanha e Grécia, que representam o ensino e formação profissional, o ensino superior e as PMEs. A combinação única de experiências e diversidade dos parceiros do projeto asseguram uma abordagem única e inovadora no apoio a jovens. Nesta reunião de trabalho, os 17 participantes trabalharam em grupo para analisarem a problemática do abandono escolar precoce, derivada pela ‘bagagem’ negativa que muitos dos jovens carregam, analisando formas de os ajudar na mudança de atitudes e a apropriarem-se da própria aprendizagem. Com este projeto, pretende-se, assim, a mudança de mentalidades, a alteração da forma de educar e de ensinar e o desenvolvimento de competências, no âmbito de uma abordagem mais holística, em que o contexto social e os problemas atuais dos jovens são tidos em consideração aquando da elaboração de planos de estudo e da definição de objetivos para o desempenho escolar.
Para mais informações, siga-nos em: https://www.facebook.com/droppingthebaggage.eu